segunda-feira, 7 de abril de 2014

Você já examinou as mamas do seu animalzinho?

Os tumores de mama são muito comuns em cadelas e gatas. Estes tumores podem ser encontrados em todas as idades e a palpação das mamas é a forma mais fácil de identificá-los.

É importante lembrar que boa parte dos nódulos mamários, principalmente nas gatas, pode ser um câncer. Desta forma, uma vez que haja a presença de um nódulo ou aumento de volume na mama de um animal, o ideal é procurar a ajuda de um oncologista veterinário, já que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura


Atualmente existem diversas modalidades de diagnóstico e tratamento para o câncer de mama.  Se você notou alguma alteração nas mamas da sua cadela ou gata, procure um oncologista veterinário: ele é quem irá orientá-lo sobre os melhores procedimentos para seu animal. 

FIGURA 1. Paciente canina, com vários nódulos mamários, pré-operatório.

FIGURA 2. A mesma paciente da foto anterior, em pós-operatório imediato    .

FIGURA 3. Aspecto final após remoção dos pontos.


FIGURA 4. Paciente canina, durante quimioterapia após diagnóstico de câncer de mama. Alguns tipos de tumores dispensam quimioterapia. Após resultado do histopatoógico, o oncologista veterinário apresenta o protocolo de tratamento pós-operatório.


FIGURA 5. Paciente felina com tumor de mama ulcerado.
Nas gatas, mais de 90% dos tumores de mama são malignos (câncer).

SERVIÇO DE ONCOLOGIA VETERINARIA DO CAVET II
cavetrp@gmail.com
tel: (16) 3237.2024

Fotos: arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário